segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Exame da OAB: 10 etapas para quem está na faculdade


Com todas as dificuldades que o Exame da OAB apresenta a cada prova, vem sofrendo uma mudança a cada semestre que afeta diretamente aos graduandos da faculdade de Direito: maior precocidade quanto à preparação.

E as dúvidas começam em quem já inicia o curso de Direito. 

Vejamos as principais dicas de acordo com o Blog Passei na OAB do Prof. Marcelo Hugo da Rocha:

1)  Avaliando o caminho – nenhum engenheiro que se preze começa uma obra sem avaliar o terreno. Portanto, sem avaliar o que é a prova, ficará difícil iniciar os estudos. Então, pegue a ÚLTIMA prova e experimente fazer.

2) Criando expectativas – não adianta criar expectativas com a avaliação de uma tarefa se você irá enfrentar um desafio com a sorte, ao menos, nesse momento. Assim, somente marque a alternativa que você possa depois avaliar o seu conhecimento. Se não conhecer o assunto da questão, deixe em branco.

3) Equacionando resultados – respondida a prova, corrija as questões que você marcou uma das alternativas. São 17 disciplinas para serem também identificáveis na prova. Se precisar, peça ajuda, pois a FGV não facilita essa divisão. Faça, então, o levantamento de quantas acertou, errou e que deixou em branco por disciplina.

4) Fazendo um Raio-X – com o levantamento em mãos é possível avaliar quais as consequências que terão cada disciplina na sua preparação. Se você acertou metade ou mais da metade das questões, indica que essa disciplina você está no caminho certo. Se acertou menos, é a sua tarefa melhorá-las nos seus estudos. E as disciplinas que você não marcou as questões porque desconhecia, não é para se preocupar, pois, certamente, o tempo delas chegará.

5) Porque não uma 2ª opinião? - se o resultado da primeira experiência não foi satisfatório ou deixou dúvidas se realmente você executou de forma séria ou comprometida, porque não uma 2ª opinião? Mais dados, melhor fica para avaliar. Então pegue a penúltima prova e faça e repita os demais passos até alcançar um novo Raio-X.

6) Procurando tempo – tempo é algo muito escasso para nós, principalmente, para os acadêmicos: aulas, estágio, festa dos 1000 dias, futura formatura, churrascos, finais de semana, baladinhas, facebook, provas, festa dos 100 dias, TCC, namoro, enfim, é muito cansativo! O que sobrará para sua preparação antecipada? Coloque na sua agenda apertada 1 hora por dia de OAB, nem mais, nem menos. Inclua sábados e domingos e feriados. Vai viajar? Leve um livro de questões comentadas. Para descansar? Inclua a hora perdida do final de semana durante os dias úteis. Simples.

7) Abrindo livros, abrindo mentes – sei que é proibitivo para muitos, em geral, mas livros para OAB são os mais acessíveis no mercado. Ademais, criou-se a cultura dos manuais de teoria reunida, ou seja, um livro traz todas as disciplinas condensadas. Deixe o caderno de aula de lado, pois vamos para “outro patamar” de preparação. Livros de questões comentadas também ajudam muito a evitar perder tempo em baixar provas e procurar a resposta dos erros, além de trazer as questões por disciplinas. E claro, um vade mecum ATUALIZADO.

8) Separando joio do trigo – ao resolver MUITAS questões você aprenderá a separar o joio do trigo, ou seja, saberá quais os assuntos são da preferência da FGV e o que nunca é cobrado. Assim, não precisará abrir o código civil e ler do art. 1º até art. 2.046. E pensem em todos outros códigos e diplomas legais.

9) Escalonando prioridades – muita gente erra ao começar estudar as disciplinas que mais domina ou aquelas que mais apresentam questões na prova. Errado! Suas prioridades são as disciplinas mais fracas ou desconhecidas (é bom começar a revelar desde cedo) e aquelas que efetivamente oferecem resultados imediatos, como ECA, CDC e ÉTICA, pois não são extensas e dá para gabaritar.

10) Retomando fôlego – começou com uma hora diária para OAB. No nono semestre, quando puder fazer a prova e garantir o resultado, abra a opção para uma hora e meia ou duas horas diárias. Maratonistas experientes começam devagar, vão “ganhando” fôlego para gastá-lo com uma corrida intensiva nos últimos Km. Faça isso com seus estudos e o alto mais pódio será seu.

Possui dúvidas? Quer melhor se preparar para o exame da OAB? Vá até a unidade da Damásio em Criciúma em frente ao Terminal Central, na Avenida Centenário e consulte maiores informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário