sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Leitura descomplicada para a prova da OAB


Como está o seu preparo para a prova da OAB? Você tem como hábito a leitura de livros? Confira dicas especiais concedidas para o grande momento do dia 15 de dezembro.

O volume de manuais e códigos existentes na área jurídica é imenso. Além disso, é esperado dos bacharéis e formandos que prestam o exame da OAB, que estejam bem preparados e tenham assimilado profundamente os temas e princípios para poderem aplica-los na prática.

Para tornar o estudo mais eficiente, é muito relevante ter um ritmo de leitura acelerado e a capacidade de retenção e entendimento das informações. Muitos se queixam que leem devagar ou que têm dificuldade para compreender os textos. Normalmente, lemos cerca de 150 palavras por minuto, mas é possível aumentar essa velocidade para até 900 palavras por minuto utilizando as técnicas de leitura dinâmica.

A ideia principal dessa técnica é que devemos aprender a ler as palavras sem pronunciá-las mentalmente: é preciso visualizar as palavras como um desenho. Esse modo de leitura permite a assimilação automática de uma palavra inteira, ao invés da assimilação silábica – que é como aprendemos na escola.

É muito simples, no entanto, aplicar algumas dessas regras na pratica. Confira abaixo as principais dicas para utilizar a leitura dinâmica em seus estudos para a prova da OAB:

1. Elimine a pronúncia mental:
Nossa mente é capaz de assimilar o conhecimento da palavra como um todo. Não precisamos reconhecer cada sílaba para ler. No início, teste essa visualização com palavras e depois com pequenos textos.

2. Aumente o foco de leitura
É muito útil ler em grupos de três ou quatro palavras ao invés de ler em sílabas. O processamento de palavras é perfeitamente comum para o nosso cérebro, é tudo uma questão de saber como ler e exercitar a técnica.

3. Otimize as paradas do olhar
Cada vez que lemos as sílabas separadamente, nosso olhar faz paradas de milésimos de segundos. Ao ler em grupos de palavras, diminuímos muito o número de paradas do olhar e, consequentemente, aumentamos a velocidade de leitura.

4. Acabe com as distrações
Para ler e compreender um conteúdo de maneira adequada é fundamental estar concentrado. Ruídos como o som da televisão, ambientes com pessoas conversando ou mesmo com música, atrapalham o ritmo de leitura. Fuja dessas armadilhas!

5. Teste a sua velocidade
Antes de começar a utilizar as técnicas, saiba qual é a sua velocidade de leitura. É muito relevante ter uma marca inicial a ser superada. Depois de cronometrar o seu tempo, defina uma meta e aplique-se com as dicas deste texto ou procure um curso especializado em leitura dinâmica.

6. Treine com leituras diferentes
O treino diretamente com os códigos deve ser alternado com documentos processuais, por exemplo. É bastante válido treinar com tipos diferentes de leitura para acostumar-se com qualquer desafio que surja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário