quarta-feira, 11 de março de 2015

Ética na advocacia

Ética na advocacia 
A ética profissional do advogado ajuda a disciplinar o comportamento humano


O advogado é um profissional fundamental para a sociedade. Ele, habilitado para a prática jurídica, pode defender os interesses de seus clientes e, com isso, promover a justiça por meio de sua capacidade de persuasão e raciocínio.

Vivemos em um planeta moderno, dinâmico, globalizado, onde o mercado de trabalho exige cada vez mais da pessoa, tornando o comportamento de cada indivíduo, bastante competitivo. O advogado, como operador do direito, demonstra claramente a significação dessa corrida pelos resultados por meio de suas atitudes que devem ser enérgicas para defender os interesses de seu cliente.

Defender tais interesses é seu dever, é sua profissão. O problema é quando essa defesa transgride valores éticos e morais, provocando assim, consequências negativas para a imagem da classe e do próprio profissional.

Dessa forma, fica claro que o advogado deve manter um comportamento exemplar e ético. Contudo, fica necessário ter em mente o real significado do que seja ética. De acordo com o dicionário Aurélio, ética é um substantivo feminino que significa “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal” e que é “conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.

Ser ético é dever de todo advogado, visto que, o código de ética da OAB é categórico quanto à conduta desse profissional. O advogado, sendo um profissional operador do Direito, tendo sua reputação ilibada, representa sua classe de acordo com sua conduta e com o julgamento da sociedade.

Fonte: Blog Adm e Direito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário