sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Curso preparatório e planejamento são determinantes para passar em concurso público

Planejamento e Cursos preparatórios são determinantes para passar em concurso público
Especialistas e concurseiros abordam como passar em Provas como Banco do Brasil e Tribunais

A abertura de concursos públicos esperados durante todo 2014 na última semana como do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) e Banco do Brasil promove o desejo ainda maior de candidatos que sonham pela estabilidade e bons salários. No caso do TJ-SC, a remuneração total pode chegar a R$ 4,9 mil para cargos de nível superior e R$ 2,8 mil de nível médio. A prova está agendada para 1 de março. Todos os anos cerca de 13 milhões de brasileiros realizam um concurso público mas apenas 5% passam.

O segredo de quem já passou por concursos concorridos é a dedicação. "Estudei muito. Fiz cursinho preparatório específico pela primeira vez e o conteúdo direcionado fez a diferença para mim", relembra Sara Reis que hoje atua no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região.

Sara trabalhava o dia inteiro, abdicou-se do lazer e inclusive de dormir. "Não foi fácil. Trabalhava o dia inteiro. Estudava de noite em um cursinho e aos finais de semana eu acordava cedo para rever as matérias.  Mas o estudo específico  e aulas com professores renomados conseguiram me atualizar e orientar as disciplinas de maior relevância", avalia.

Candidatos iniciam preparação específica

No último ano de Direito, a estudante Mariana Zanette já se matriculou em um cursinho com conteúdo exclusivo para a prova do TJ-SC. "Passa mais segurança, a qualidade dos professores é reconhecida e tenho certeza que estarei mais bem preparada", esclarece. Da mesma opinião partilha o já concursado pelo IBGE, Gabriel Furlanetto, que tenta agora uma vaga nos Tribunais. "É muito importante ter contatos com bons professores. O ensino telepresencial possibilita com que possamos aprender o que os grandes nomes do Direito nacional já sabem sobre os concursos", pondera.

A mesma organizadora do concurso do TJ-SC é responsável também pela Prova da Ordem dos Advogados do Brasil. "Os índices de aprovação em quem faz cursinho para a OAB é muito grande. E sabendo que a Fundação Getúlio Vargas também promove os concursos, o caminho fica mais curto", analisa o gerente comercial de cursos preparatórios do Damásio, Daniel Coral.

As aulas para o concurso do TJ-SC envolvem disciplinas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e campos distintos do Direito. Os cursos específicos iniciam a partir de 12 de janeiro e ocorrem de segunda a quinta-feira. "Há candidatos que podem ainda fazer o curso de casa. Com isso, mesmo em viagem, ele tem condições de assistir às aulas", finaliza Coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário