segunda-feira, 9 de junho de 2014

Prof. Marco Antônio traz sete dicas de como se preparar para concurso público

Artigo traz sete dicas de como se preparar para concurso público
Prof. Marco Antônio Araújo Jr. selecionou principais itens

Prof. Marco Antônio


Com a abertura dos editais de concursos como Polícia Civil (SC) e do Tribunal Regional Federal (TRF), apresentamos dicas que serão relevantes para os candidatos.

1)      A disciplina é o “motor” para uma rotina de estudo eficaz. Deve ser baseada no conteúdo programático, seja do edital do concurso almejado já publicado ou do anterior. Nesse momento, se o certame exige Nível Superior ou Nível Médio nada difere sob o aspecto de criação de método de estudo.

2)      O mais prudente não é estudar para um concurso específico como da Polícia Civil, e sim por área. Dessa forma, o candidato pode se preparar para as oportunidades que venham a surgir, e ele deverá apenas adequar seu estudo e realizar ajustes ou acréscimos quando o edital for publicado.

3)      Rotina de estudo: É preciso definir qual o período que se tem disponível para estudar. O primeiro passo é priorizar todas as tarefas do dia e, assim, descobrir o melhor horário. Em seguida, definir uma grade de matérias para estudar em cada dia, sem se esquecer de também de revisar questões de provas anteriores


4)      Como elaborar um programa eficiente de estudo?  É aquele no qual se reserva tempo para a leitura de materiais conceituais, tanto dos assuntos com os quais se tem maior familiaridade quanto daqueles em que se tem mais dificuldade, sem se esquecer de dar atenção à resolução de questões de provas anteriores.

5)      Cada matéria deve ter o devido espaço em seu dia a dia. O importante é montar uma boa grade de estudo, sempre dividindo o que fazer, o que estudar em cada dia e em cada horário. Estudar as disciplinas com as quais há mais afinidade é importante, mas estudar as que considera mais difíceis é fundamental.

6)      O que não pode faltar na rotina de um concurseiro aplicado? Alguns candidatos deixam de dar atenção às disciplinas com as quais já têm familiaridade, erro que pode ser ainda pior quando, na hora de responder a uma pergunta, na confiança, o candidato não recorre ao conteúdo estudado, mas apenas ao que ele acredita ser o certo. Nunca esquecer, também, de fazer todos os simulados possíveis. Outra dica é conhecer a banca que prepara as questões do concurso pretendido. Com isso, já fica mais fácil começar a entender um pouco mais sobre o concurso.
7)      Há épocas, em que é importante estudar em grupo para a discussão de casos, quando cada integrante pode lembrar-se de algum detalhe e, assim, fecharem um assunto com mais eficiência. Tudo depende do que o candidato prefere.

 Marco Antônio Araújo Junior: Vice-presidente Acadêmico do Damásio Educacional e professor de Ética Profissional, Direito do Consumidor e Direito Eletrônico do Damásio em Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário