sexta-feira, 13 de junho de 2014

Dicas de quem já passou pelo Concurso Público

Dicas de quem já passou pelo Concurso Público

Janival F. Alves hoje é  analista jurídico do MPF (Ministério Público Federal). Está lotado na ASCJI (Assessoria de Cooperação Jurídica Internacional), que é ligada ao Gabinete do Procurador-Geral.

Atua na elaboração de minutas de pareceres em Cartas Rogatórias, pedidos de cooperação direta, homologação de sentenças estrangeiras e comunicações entre Instituições Intermediárias de outros países.

"Decidi ingressar nessa nova carreira em busca de maior motivação. E também sentia falta de colocar em prática meus conhecimentos jurídicos de uma forma mais aprofundada e almejava a novos ares", relembra Janival.

Como organizava os tempos de estudo

Janival passou pelo concurso em 2010. Como trabalhava à tarde, estudava de manhã e à noite. Ao final de cada conteúdo escrito, realizava uma série de exercícios para testar os conhecimentos adquiridos. "Isso ajuda a fixar a matéria e também a compreender como cada conteúdo é cobrado por determinada banca organizadora. É essencial resolver provas anteriores das mais variadas áreas e verificar atualizações, sejam legislativas ou jurisprudenciais. Nosso ordenamento passa por constantes reformas e as bancas costumam cobrar sobre essas inovações", relembra.

O objetivo profissional de Janival não cessa. Hoje em dia contin nos estudos. Pensa em, futuramente, alçar voos mais distantes. "Mantenho-me atualizado, leio informativos dos tribunais superiores e do Supremo, assino algum periódico jurídico e acompanho os sites de notícias e concursos são boas dicas para quem não pretende se acomodar", resume.

Fonte: Última Instância

Nenhum comentário:

Postar um comentário