quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dificuldades para passar pela Prova da OAB estimulam estudos


Dificuldades para passar pela Prova da OAB estimulam estudos
Ensino telepresencial é alternativa para acesso aos docentes renomados



    O alto índice de reprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as novas possibilidades de estudo aos candidatos geram expectativas para quem deseja passar pela Prova. Os números de reprovados chegam a 89,7%, por isso, o mercado se adapta e traz soluções aos bacharéis e estudantes das últimas fases de Direito.

    Para a próxima avaliação da OAB cujo período de inscrições iniciou nesta quinta-feira e segue até o dia 11 de março, a entidade e empresários do setor de cursos trazem novidades. O ensino telepresencial jurídico cresce em todo o país e possibilita o acesso direto de alunos a docentes renomados, desembargadores e até ministros para a melhor preparação.

    De acordo com a Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB em Criciúma, Cintia Buzzanello, a exigência do Exame da Ordem promove mais estudo para obter o êxito na aprovação. “O Direto está sempre inovando, com novas decisões, novas legislações. E o ensino telepresencial facilita a aprendizagem e permite adquirir dicas técnicas junto a grandes especialistas do nosso segmento”, avalia.

    As alternativas para quem deseja passar pela Prova já começaram. Os conhecidos “cursinhos” telepresenciais iniciaram a partir do ano 2000 mas foi nos últimos anos que o método se tornou mais frequente. “O sistema telepresencial democratizou o ensino, não só jurídico, provendo melhorias inclusive para o estudo de Direito nas universidades do país”, resume o Advogado e Gestor da Damásio de Jesus em Criciúma, Henrique Lapa.

Preparação através de cursos

 

    Os cursos preparatórios telepresenciais para a Prova da OAB já iniciaram. Com carga horária de 172 horas, as matérias envolvem temas de Estatuto da Criança e do Adolescente a Direito Processual Penal e Civil.

 

    No método de ensino, os estudantes têm vantagens semelhantes aos presenciais. "Os candidatos podem tirar dúvidas com os professores, trocar informações entre os colegas e ainda os tutores dão toda a assessoria para que os estudos tenham êxito", esclarece Lapa.

Mudanças da OAB

    A partir do Exame que tem a primeira fase agendada para abril, a regra conhecida como “Repescagem” entra em vigor. A nova resolução  permite que o candidato reprovado na segunda fase, a prática-profissional, aproveite a aprovação da primeira fase na edição seguinte. . Também os nomes dos integrantes das bancas examinadoras e de análise de recursos serão divulgados publicamente, bem como os dos coordenadores da pessoa jurídica contratada, cinco dias antes da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário