sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Candidatos ganham chance na Prova da OAB com Repescagem

Candidatos ganham chance na Prova da OAB com Repescagem
Estudante não pode perder prazo para se inscrever e se preparar para segunda fase do Exame


Segundo estimativas, de cada 100 estudantes apenas 35 conseguem chegar à segunda fase da Prova da OAB. Entretanto, desde o último ano, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a própria OAB criaram o reaproveitamento da nota da primeira fase numa etapa denominada Repescagem. 

Os candidatos que foram reprovados na segunda fase do XV Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem se inscrever para o reaproveitamento da nota da primeira fase de 17 de março até as 23h59 do dia 24 de março. O reaproveitamento só vale para a realização da segunda fase do XVI Exame, que acontece em 17 de maio. As inscrições devem ser feitas pelo site da FGV Projetos.

Para participar com o reaproveitamento de notas, os bacharéis devem pagar uma taxa de R$ 100, correspondente a metade do valor da taxa regular. Os aprovados nesta primeira fase, além dos inscritos por meio da "repescagem", devem fazer a prova da segunda fase do Exame de Ordem com uma prova prático-profissional composta por quatro questões discursivas e uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação no Exame da OAB é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O exame pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.

Preparação

Focado especificamente na segunda fase, os cursos preparatórios estão com matrículas abertas até o dia 24 de fevereiro para orientar especificamente para a prova prática. De acordo com Beatriz Ceron, que já passou pela primeira fase e desafia a Repescagem neste Exame, o estudo direcionado é fundamental. "As aulas conseguem nos dar um norte para estudar o que realmente é importante. Os professores são muito bons e trazem informações úteis para a Prova", analisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário