quarta-feira, 9 de abril de 2014

Preparação para a Prova da OAB exige disciplina

Especialistas concedem dicas de estudo


O alto índice de reprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as novas possibilidades de estudo aos candidatos geram expectativas para quem deseja passar pela prova agendada para o próximo domingo, 13. Os números de reprovados chegam a 89,7%, por isso, o mercado se adapta e traz soluções aos bacharéis e estudantes das últimas fases de Direito.

Para a próxima avaliação da OAB, a entidade e empresários do setor de cursos trazem novidades. O ensino telepresencial jurídico cresce em todo o país e possibilita o acesso direto de alunos a professores, desembargadores e até ministros para a melhor preparação.

De acordo com a presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB em Criciúma, Cintia Buzzanello, a exigência do Exame da Ordem promove mais estudo para obter o êxito na aprovação. “O Direto está sempre inovando, com novas decisões, novas legislações. E o ensino telepresencial facilita a aprendizagem e permite adquirir dicas técnicas junto a grandes especialistas do nosso segmento”, avalia.

 Os cursinhos telepresenciais iniciaram a partir do ano 2000, mas foi nos últimos anos que o método se tornou mais frequente. “O sistema telepresencial democratizou o ensino, não só jurídico, provendo melhorias inclusive para o estudo de Direito nas universidades do país”, resume o advogado e gestor da Damásio de Jesus em Criciúma, Henrique Lapa.

Eventos gratuitos

Demandas serão apresentadas à comunidade nesta sexta, 11, e sábado, 12. Todas as 17 disciplinas serão revisadas de forma gratuita em aula ao vivo realizada pela unidade da Damásio de Jesus, em Criciúma.

Mudanças da OAB

A partir do exame, que tem a primeira fase agendada para domingo, a regra conhecida como repescagem entra em vigor. A nova resolução permite que o candidato reprovado na segunda fase, a prática-profissional, aproveite a aprovação da primeira fase na edição seguinte.  Também os nomes dos integrantes das bancas examinadoras e de análise de recursos serão divulgados publicamente, bem como os dos coordenadores da pessoa jurídica contratada, cinco dias antes da prova.

Exemplo de superação

Francine Felício foi uma das candidatas que já conseguiram passar pela prova da OAB com a ajuda do ensino telepresencial. Ela passou pelas duas etapas do Exame da Ordem e hoje pode atuar como advogada na região. “Não é fácil, pois para cumprir as atividades eu tinha uma carga horária de cinco horas dedicadas às matérias após o término da aula, totalizando oito horas de estudo por dia”, conta.

O curso preparatório tornou mais rápido o caminho de sucesso de Francine. “Foi de grande importância para a aprovação. A equipe de professores não permitia que a qualidade das aulas decaísse. Além disso, eles também nos orientavam para os estudos extra sala de aula, com "esquemas" e "macetes" de fácil memorização”, opina Francine. “Realizei a prova sabendo que fiz tudo o que estava ao meu alcance para me preparar, e que se, porventura eu não passasse, pelos menos o curso tinha me proporcionado muito conhecimento”, completa.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário