terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mulheres em destaque na Revista OAB/SC

Mulheres em destaque na Revista OAB/SC



Começou a circular a edição nº 3 da Revista da OAB/SC. Em destaque atuação das mulheres na Advocacia.  Apesar da predominância masculina, advogadas já chegam a 46 % do total de inscritos.

Há 115 anos, Myrthes Gomes de Campos entrou em um Tribunal do Júri lotado de juristas e jornalistas curiosos, para defender um homem acusado de agredir outro a golpes de navalha no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que uma mulher vestiu uma beca e respondeu por uma causa judicial no Brasil - marcando o ingresso feminino no mundo jurídico no país.
53 anos depois da estreia de Myrthes, foi à vez da primeira advogada catarinense ingressar na OAB, Eglê Malheiros Miguel. A tubaronense era a única mulher da turma.

“A inserção das mulheres no mercado de trabalho é uma questão social que vai muito além da advocacia. É um reflexo de décadas de lutas e conquistas que nos antecederam até os dias de hoje. Além disso, o curso de Direito abre um leque de opções para muitos concursos públicos e áreas de atuação, que, inevitavelmente, atraem também o interesse delas”, afirmou a presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Silvia Tomelin.

Em Santa Catarina, os homens ainda são predominantes, entretanto, a cada ano o número de formadas em Direito torne-se muito significativo. Até setembro deste ano, foram 846 novas advogadas que entraram na Ordem contra 832 homens.
Ainda em Santa Catarina, das 26 sociedades de advogados com mais de 10 membros, oito possuem mais mulheres do que homens.

Estes dados comprovam que as mulheres estão em ascensão, e que, a advocacia deixou de ser uma atividade exclusivamente masculina.

Para ler esta e outras matérias na integra, acesse o link da Revista OAB/SC: http://www.youblisher.com/p/1002516-A-hora-e-a-vez-das-Advogadas/

Fonte: Revista OAB/SC



Nenhum comentário:

Postar um comentário