terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Guia de Estudo para a Segunda Fase da Prova da OAB


Você já passou pela primeira fase e agora estamos há um mês da segunda fase do Exame da Ordem. A seguir a Damásio de Jesus - Unidade de Criciúma - repassa algumas dicas importantes para a prova do dia nove de fevereiro:.

Como a prova é aplicada?
A prova é composta de um pedido para criar uma peça processual típica da área que você escolheu ou um parecer sobre um tema proposto e mais cinco perguntas. É bom observar que só a peça vale 5 pontos e cada questão vale 

Dicas
- Leia toda a prova e tenha atenção em verificar qual é a peça pedida e qual assunto, mas não faça.

- Leia cada pergunta e comece a buscar nos índices dos teus livros onde está a resposta e anote a página e o livro. Normalmente, às vezes, um artigo ou até uma súmula responde a questão proposta (é comum se responder até com a súmula, logo mantenha teus códigos sempre atualizados, visite a página da AMPERJ ou as páginas dos Tribunais Superiores.

- Agora faça a peça processual pedida. (deixei para depois porque são 5 pontos valiosos)

- Neste instante transcreva as respostas da tua doutrina preferida!

Mas qual a razão da inversão?

A estratégia é simples. A confecção da peça é extremamente cansativa e com certeza depois de algumas horas esquentando a cabeça, meditando nos aspectos processuais e materiais da questão, ninguém, mesmo estando bem preparado teria condições de procurar em qualquer código ou doutrina as respostas corretas. Com certeza não se iria "enxergar" nada, eis o porquê da boa estratégia, primeiro achar as respostas, depois fazer a peça.

Qual doutrina levo?

Alguns dias antes da prova pegue algumas provas específicas da tua área seja com amigos que já prestaram o exame ou até na própria página da OAB e tente ver se encontra as respostas pelo índice. Um bom índice é um instrumento fundamental de qualquer livro, um verdadeiro guia dos cegos. Se ele responder todas as perguntas ou parte mas que outro complete, leve-o. Para quem fez trabalho como eu, levei tanto os livros de direito do trabalho, de processo do trabalho como os de processual civil (não esquecer que se aplica as regras de processo civil, em caráter subsidiário, para o processo do trabalho; como também se aplica analogia em processo penal com as regras do processo civil).

Fonte: Examtime

Nenhum comentário:

Postar um comentário